Como preparar algo que ninguém conhece bem para seu filho? A resposta é ficar de olho nas tendências, monitorar de perto a tecnologia e entregar valor essencial. Acompanhe-nos até o final da leitura para saber mais sobre o assunto!
Se você fez isso, deve ser porque se preocupa com o futuro de seu filho. Você busca a melhor escola, busca garantir a melhor experiência, e sempre quer o melhor para ele, certo? Então, o futuro mercado de trabalho certamente atrairá sua atenção.
Como ajudar seu filho a escolher uma carreira
Neste momento tão importante da vida dos jovens, as famílias muitas vezes não sabem como ajudar. Exagerar seu palpite ou deixar seu filho decidir por si mesmo pode ser uma atitude igualmente prejudicial neste momento.
Ajudando os filhos a determinar suas habilidades e interesses naturais e a expandir seu conhecimento de si mesmos, os pais terão fornecido grande ajuda. No entanto, eles têm outra tarefa prática: incentivá-los a buscar informações sobre as ocupações e o mercado de trabalho. No entanto, eles não devem fazer tudo por seus filhos, dar tudo de mão beijada e pronto, mas devem apoiá-los para construir um projeto de vida e ajudar na busca por concretizar os projetos.
Aqui estão algumas dicas sobre como os pais podem apoiar na escolha de uma carreira:
– Tente ajudar seu filho a reconhecer suas habilidades e desenvolver o autoconhecimento.
-Tente não colocar nele suas expectativas de sucesso. Tenha cuidado para não influenciar seu filho a aceitar a profissão que você deseja seguir ou desejava seguir quando adolescente ou jovem.
– Mantenha-se aberto, mantenha a conversa o tempo todo, ouça sua ansiedade e interesse, isso pode ser diferente da sua situação atual.
– Ajude os jovens a buscarem no mercado informações sobre a ocupação que escolheram. Forneça orientação e incentive-os a visitar escolas de cursos profissionalizantes, escola de idiomas e universidades e se conectar com profissionais da área. No entanto, tenha cuidado para não executar essa tarefa.
O que esperar do mercado de trabalho do futuro?
Animador 3D, gerente de mídia social, treinador: Quando seu filho realmente entrar no mercado de trabalho, essas profissões podem não existir mais, não é? Quando seu filho atingir a idade adulta, haverá posições profissionais mais inovadoras esperando por ele. Mais seu filho pode hoje, descobrir a área que mais gosta: humanas, exatas, biológicas ou artes.
A maior tendência indica o uso mais amplo da tecnologia. Portanto, o gerenciamento de dados e a tecnologia relacionados ao acesso e armazenamento de informações tornaram-se possíveis novas profissões. Também há uma tendência de que as empresas busquem pessoas fortes emocionalmente, com capacidade de liderança e proativas – e isso pode ser desenvolvido através de cursos e experiências de vida.
Não prenda seu filho numa bolha de vidro, não corte suas asas quando ele tem boas intenções de estudo e trabalho. Apoie trabalhos voluntários, trabalhos rápidos de férias e incentive sua socialização.
Com 12 anos ou até menos, você já pode colocar seu filho para aprender idiomas, informática, uma arte e a fazer cursos livres e profissionalizantes que irão prepará-lo para o mercado de trabalho.
O desafio das faculdades
Às vezes, a competição por um curso é feroz. O que torna o curso muito cansativo. O filho se preparou muitas vezes, e algumas horas do dia são dedicadas ao aprendizado. Abandonou a vida social, os amigos e as atividades de lazer para passar nos vestibulares federais e estaduais. Mas muitas vezes isso não é suficiente porque as vagas são muito disputadas. No entanto, não fique triste nem brigue por causa disso, e não tenha um bate-boca com seu filho por causa disso.
Seu filho pode cursar uma boa faculdade privada, conseguir bolsas de estudo, desconto ou até um financiamento estudantil para realizar uma graduação.
Mas ajude seu filho, lute com ele para que ele não deixe de fazer uma faculdade.
Mas se não der certo ou vocês não conseguirem dinheiro para a faculdade, lembre-se de que existem cursos profissionalizantes e, com isso, as coisas não estão perdidas.
Cursos profissionalizantes são uma ótima opção
Um curso profissionalizante pode dar ao seu filho oportunidades ótimas de emprego. Os cursos profissionalizantes tem uma formação mais rápida e custos menores. Ele poderá conseguir um emprego que lhe dará condições de pagar uma faculdade.
Os cursos profissionalizantes ensinam uma profissão, preparam os alunos para o mercado de trabalho ou podem abrir o próprio negócio. Este tipo de treinamento é ideal para pessoas que precisam de um emprego, mas não podem ou não querem esperar até que concluam o ensino superior para encontrar um emprego.
Quanto tempo dura um curso profissionalizante?
A duração dos cursos profissionalizantes é curta. Existem alguns cursos de formação profissional que duram de alguns dias a alguns meses.
Quais os tipos de cursos profissionalizantes?
Os cursos profissionalizantes podem ser divididos em duas categorias:
Formação Inicial: ministrar habilitação com conceitos básicos necessários para as atividades práticas e entrada no mercado de trabalho.
Aperfeiçoamento: para pessoas que já exerceram a profissão, incluindo renovação, especialização e treinamento para melhorar ainda mais o nível de conhecimento e obter maior salário ou cargo.
Os cursos profissionalizantes atendem à demanda do mercado. Ou seja, estão relacionados às áreas que a empresa mais busca. Os cursos profissionalizantes são oferecidos para vários campos da economia: indústria, comércio e indústria de serviços. Capacitam o profissional para atuar em diversos tipos de hotéis, restaurantes, fábricas (indústria química, automotiva, moveleira, alimentícia etc.), salões de beleza, varejo e atacado, escritórios e empresas.
Existe curso profissionalizante a distância?
Sim, cursos profissionalizantes em formato EAD podem ser encontrados, o que permite que os alunos estudem com flexibilidade em casa. Alguns cursos mais práticos podem ser ministrados em formato misto, sendo a parte teórica um curso a distância e o curso prático um formato tradicional.
Os cursos profissionalizantes on-line tem a mesma validade e equivalência de cursos presenciais, são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Antes de se inscrever em um curso de especialização a distância, entenda seu conteúdo e se a instituição é idônea, como possuir endereço fixo, telefone de contato e CNPJ em dia.
Sou pai, tenho 2 filhos e minha filha que hoje tem 15 anos, eu e minha esposa a incentivamos a realizar cursos profissionalizantes desde os 12 anos. Hoje, ela tem vários cursos e nos ajuda no trabalho. E o melhor, gosta do que faz.
Papai e mamãe, fiquem atentos. Ajudem seus filhos a despertar seus talentos e descobrir sua vocação.
Sucesso a todos nessa missão.