Eis o momento mais importante, o momento de “bater o pênalti” na hora de conseguir o emprego. Horácio Lafer Piva, Ex-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e um dos executivos mais respeitados do país ensina que um bom candidato precisa mostrar ousadia, e o que mais se espera dos novos contratados é inovação.
Vença a Timidez. Não tenha medo do entrevistador. Tente agir com naturalidade, ser você mesmo, sincero e despretensioso. Não tente usar uma linguagem extremamente formal, isso não ajudaria em nada para a sua imagem. Não confunda naturalidade com desleixo. Evite gramática ruim, pronuncia errada e falta de clareza na articulação e o uso de gíria. Preste atenção ao tom e ao volume da sua voz. Pessoas tímidas costumam falar baixo.
Pense antes de falar. Antes de responder a qualquer pergunta, pense antes de falar. Não decore respostas, se concentre nas ideias em vez das palavras. Usar gestos naturais podem ser de ajuda para se expressar.
Segundo o jornal The Toronto Star “pessoas bem-vestidas deixam boa impressão. A mensagem básica para quem está no mundo dos negócios é: se você é desleixado com a própria aparência, é desleixado e ponto final. Postura ereta e presença enérgica causam uma forte primeira impressão. O tom de voz e a velocidade com que fala fazem diferença”.
Seja Pontual. Compareça antes da hora marcada se quiser ter a chance de conseguir o emprego. Não é bom chegar cedo demais, mas pelo menos 15 minutos antes da entrevista.
Tenha Boas maneiras, o que inclui o seu modo de falar. Evite gírias e maneirismos. Sorria e seja amigável. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Ao ser perguntado sobre seu antigo emprego evite falar de seu antigo patrão e colegas de forma negativa.
Seja específico na maneira de falar. Responda de maneira simples e clara as perguntas que lhe forem feitas, nada de rodeios. Se não conseguir responder seja sincero, isso conta muito.
Pesquise sobre a empresa antes da entrevista. Conhecer bem a empresa é essencial.
Falta de experiência?
A experiência é um fator chave para ser contratado. E se for o seu primeiro emprego? Isso não significa necessariamente que você é inexperiente. Pense bem, você já teve que cuidar alguma vez de crianças? Isso indica que você é responsável. Já ajudou alguém em alguma reforma ou construção? Indica que você leva jeito na área da construção civil. Sabe datilografar ou usar o Computador? São pontos que contam muito ao ser avaliado.
Outra coisa são os seu hobbies. Use eles a seu favor na hora de procurar um emprego. Se você toca algum instrumento musical, que tal procurar trabalho em uma loja de instrumento musicais, discos ou algo do ramo? Além de poder trabalhar com o que gosta, saberia responder as perguntas dos clientes. Foque no seus pontos fortes e use-os a seu favor.