Aprender nem sempre é fácil. Manter a disciplina enquanto estuda, então, nem se fale! Quando você vai se preparar para os vestibulares, ou ENEM ou qualquer outra coisa, é importante saber administrar o seu tempo, para saber exatamente o que fazer.
Quem nunca ouviu falar em planejamento? Existem inúmeros tipos de planos que se aplicam a todas as áreas de sua vida. Se você precisa se organizar para atingir objetivos e metas pessoais, seja para sua saúde física, mental ou emocional, seja para seu relacionamento com sua família, amigos ou cônjuge, sempre há uma maneira de trabalhar de forma planejada.
Nesse sentido, quando seu alvo é profissional e intelectual, sua mente não mudará. Um plano é uma organização e não é exceção ao fazer um plano de estudos, especialmente se sua meta for passar em um concurso público, entrar em uma universidade federal ou terminar o ensino médio.
As pessoas que precisam de um cronograma de aprendizado são aquelas que buscam mais organização, foco e planejamento durante o dia. Por isso, selecionei algumas dicas de como desenvolver um plano de estudos para que você seja mais assertivo e alcance os bons resultados que deseja na sua vida pessoal e profissional futura.
Avalie o seu dia a dia
O primeiro passo para desenvolver um plano de estudo eficaz é avaliar seu trabalho diário. Considere os seguintes pontos:
Você ainda é estudante, estuda sozinho ou é eletivo?
Você já está trabalhando?
Que outras atividades estão ocupando seu tempo? Cursos de idiomas, educação física, aulas particulares, etc.?
Ao fazer um plano de estudos, será muito útil ter em mente todas as atividades que você fará durante a semana. Crie um calendário semanal e inclua suas obrigações nele. Desta forma, você poderá organizar melhor seu plano de estudos – explicaremos mais tarde.
Estabeleça um local para estudar
Depois de entender sua vida diária e antes de criar um calendário de aprendizagem, é recomendável que você primeiro estabeleça um local adequado para se dedicar a esta atividade.
O espaço deve ter as seguintes características principais:
Tão quieto quanto possível
Tenha uma mesa confortável
Não se distraia
Conexão com a Internet (mas sem mídia social, ok?);
Tenha todos os materiais necessários
Tem muita luz e boa ventilação
Se sua casa é muito movimentada e não consegue proporcionar a tranquilidade necessária para mantê-lo focado, nossa sugestão é escolher uma biblioteca pública de sua cidade ou escola.
Ou tente falar com alguém que more com você e explique a importância de um ambiente mais calmo para atingir seus objetivos!
Estudar na casa de um amigo também pode valer a pena porque torna mais fácil se concentrar. Ambos devem se concentrar nos estudos, sem conversas paralelas ou outras atividades de entretenimento. Caso contrário, o resultado não será satisfatório.
Mantenha horários fixos
De acordo com um psicólogo americano, leva cerca de 66 dias para uma pessoa transformar uma meta em uma questão de rotina. Em seu livro “Formando Hábitos, Quebrando Hábitos: Por Que Fazemos as Coisas, Por Que Não Fazemos e Como Fazer Qualquer Mudança”, ele explicou que algumas atividades requerem mais energia e tempo do que outras, mas o nível médio apresentado é suficiente para transformar as ações realizadas em hábitos.
Se você levar essas informações em consideração ao fazer um plano de estudos, o ideal é manter um horário fixo para cada atividade em sua programação, de forma que seu cérebro se acostume a realizar essas atividades.
Em outras palavras, você ficará mais motivado ao estudar e a procrastinação será cada vez menor.
Tenha ao alcance todos os materiais necessários.
Para que você não precise se levantar o tempo todo para pegar coisas diferentes – um livro, um caderno, uma caneta ou até um copo d’água – mantenha todos os materiais de que precisa à mão.
No entanto, eles não podem ser motivo de distração. Portanto, mantenha tudo organizado em um local onde não prejudique o seu rendimento.
Evite distrações
Mencionamos que ter uma conexão com a Internet é uma das características de um bom ambiente de aprendizagem. Por outro lado, isso não significa que você sempre poderá acessar as redes sociais e o WhatsApp.
Também não é recomendável colocar uma TV ou telefone celular nas proximidades. Se possível, fique quieto e coloque-o longe da mesa de estudo.
Qualquer distração é suficiente para distrair sua atenção e concentração. O que você quer é manter hábitos de aprendizagem eficientes, certo?
Siga nossas dicas e com certeza terá um período de estudo mais produtivo.
Sucesso nos estudos!!!